pele opaca

5 motivos para sua pele estar opaca e sem viço

Além de apontar possíveis motivos, também vamos te contar o que pode ajudar a ter uma pele viçosa

Se você já se deparou com sua pele opaca e sem viço, talvez tenha se perguntado o que pode ter acontecido para ela ficar assim. Bom, não há um motivo único, mas um conjunto deles que pode ter influenciado nessa mudança, que passa inclusive pelo envelhecimento.

pele opaca

Uma pele opaca reflete em uma pele que não está saudável. O viço é um dos sinais mais puros de uma pele saudável, que está funcionando de forma equilibrada: uma barreira cutânea funcionando adequadamente, uma pele hidratada (que recebe e retém a quantidade de água que precisa), o ritmo da renovação celular em dia e os vasos e o sistema de pigmentação equilibrados.

"Uma pele viçosa é uma pele que tem turgor, homogeneidade de cor e brilho adequado. É uma pele que transmite saúde. Uma pele com viço é uma pele funcionando normalmente, é uma pele saudável."

Dra. Denise Steiner

E o que pode afetar esse equilíbrio e transformar uma pele viçosa em uma pele opaca? Aqui te apresentamos 5 motivos e te contamos o que você pode fazer para recuperar o viço. Todos prontos?

1 - Pele desidratada

Já sentiu sua pele repuxando, acinzentada, ressecada ou até descamando? Bem, esses são alguns sinais de que sua pele pode estar desidratada e precisando de um capricho maior na hidratação.

+ Trio do viço: o incrível poder de combinar vitamina C e ácidos

O estado da pele desidratada se dá pela falta de água na superfície da sua pele. Dra. Monalisa Nunes explica que o estímulo que causa a falta de água na pele também pode ser a remoção excessiva do sebo natural da pele - que pode se dar, por exemplo, com banhos muito quentes, excesso de lavagem do rosto ou até estresse.

"A falta de hidratação deixa a pele sem vida, sem viço. Por conta desse ressecamento, as células da camada córnea (que são células mortas) e a queratina ficam sem aquele brilho característico de uma pele hidratada. Esse brilho, por sua vez, é dado tanto pela água quanto pelos lipídios, que também ficam em falta quando sua pele está desidratada. Quando sua pele resseca, ela fica acinzentada, por exemplo", explica Dra. Monalisa.

+ Como ter uma pele viçosa: os cuidados e dicas de dermatologistas

Ou seja, uma pele que não está recebendo a hidratação adequada pode ficar opaca e sem vida. Portanto, capriche na hidratação facial e corporal, ok?

Quem na Sallve pode ajudar?

Para o rosto

  • Hidratante Firmador: textura em gel levinha e de rápida absorção, perfeita para quem tem pele oleosa - pense nele como aquela fórmula hidratante "oil free".  Ele penetra em diferentes camadas da sua pele graças às suas oito formas e três pesos de ácido hialurônico, atraindo toda a água da superfície da sua pele e levando-a até suas camadas mais profundas. Na fórmula, também: pantenol, cogumelo fu ling e fermentados vegetais.
  • Hidratante Facial:  meio termo perfeito entre as texturasgel do Hidratante Firmador e a creme mais densa do Hidratante Reparador. Sua leve textura gel-creme de sensação refrescante deixa a pele com brilho, mas não pegajosa. Com Beta-Glucan, Phytoesqualano, óleo da semente do Melão do Kalahari e Niacinamida, ele reduz a aparência de linhas finas, protege a perda da água e acalma a pele.
  • Hidratante Reparador: ele é aquele hidratante em textura creme bem densa que vai restaurar até as regiões mais ressecadas do seu corpo. Acalma peles sensibilizadas, nutre e reparar danos, como por exemplo os de exposição solar e procedimentos dermatológicos. Ah, e ele pode ser usado até no processo de reparação da pele pós-tatuagem. Na fórmula, pantenol, ceramidas, eletrólitos, manteiga de karité e alfa-bisabolol.

Para o corpo

  • Antioxidante Hidratante Corporal: uma loção cremosa de rápida absorção. Sua fórmula une compostos antioxidantes (Vitamina E, Carnosina, extrato de café e óleo de semente de uva) a hidratantes como o Phytoesqualano, oferecendo uma série de benefícios com sensorial confortável e refrescante. Além de oferecer hidratação prolongada, sua composição garante proteção de danos causados pela poluição, prevenção de sinais do tempo, melhora a circulação local e aumento da elasticidade.
  • Óleo Antioxidante Corporal: entrega tratamento e uma hidratação potente e prática sem deixar a pele pegajosa. Sua fórmula reúne vitamina E, óleo de jojoba, óleo de café verde e óleo de semente de uva, promovendo uma poderosa ação antioxidante que hidrata, melhora elasticidade, ativa a microcirculação e deixa a pele radiante.

2 - Ritmo de renovação celular desequilibrado

A renovação celular é outro fator que influencia muito o viço da pele. E se ela não está no ritmo normal, isso também pode prejudicar a saúde da sua pele.

+ Esfoliação e renovação celular: tem diferença?

Normalmente, o processo de renovação celular dura 28 dias. Ou seja: são 28 dias para uma célula ir da camada basal para a camada córnea. Se esse ritmo é alterado, a pele não está fazendo sua troca natural, o que muda mesmo o brilho da sua pele, no reflexo da luz que incide nela.

"Renovar a pele é fundamental para manter o viço da sua pele, porque essa é sua fisiologia normal - uma célula ser trocada, não retida. Quando ela está retida, ela desidrata, e todo o funcionamento passa a ser anormal."

Dra. Denise Steiner

E aí, como está sua rotina de esfoliação? Está em dia? Em um estado normal, sua pele nem precisaria necessariamente de esfoliação. Mas, como Dra. Denise explica, nossa pele sofre agressões diárias, o que acaba interferindo em seu funcionamento. Com isso, a renovação celular é afetada, assim como sua hidratação e daí por diante. E é por isso que a esfoliação acaba ajudando. "Às vezes a pessoa está com uma pele mais grossa, com resíduos na camada córnea, e a esfoliação pode ajudar como um estímulo mecânico para que essa troca volte a ser constante, equilibrada e normal."

+ Abraçar o viço da sua pele: uma revolução de fora pra dentro

Quem na Sallve pode ajudar?

Para o rosto

  • Esfoliante Enzimático: um esfoliante 3 em 1 poderoso, com enzimas de romã e partículas de bambu, que remove progressivamente os cravos e as células mortas sem agredir a pele e a natureza (com grânulos de bambu).
  • Tônico Renovador: com sua fórmula com AHA 7% limpa e esfolia a pele sem ressecar, além de hidratar controlando a oleosidade, minimizando poros e uniformizando a textura suavizando cicatrizes de acne e linhas finas. Graças aos extratos de alcaçuzhamamélis e physalis, ele também é adstringente, uniformiza o tom, acalma e deixa a pele luminosa.
  • Máscara Super Renovadora: uma poderosa combinação de 6% Ácido Lático, 4% Ácido Glicólico, LHA e Retinol Biomimético para promover uma esfoliação química potente. Depois de, no máximo, 15 minutos de ação: uma pele mais luminosa, com textura mais uniforme, luminosa e viçosa e aparência de poros reduzida. Contém alfa-bisabolol para reduzir a irritação dos ácidos.

Para o corpo

  • Esfoliante Hidratante Corporal: um esfoliante corporal que combina esfoliação química e física, com ácido lático e partículas vegetais biodegradáveis. Promove a renovação celular, uniformiza o tom e textura da pele e desobstrui poros, contribuindo para prevenir o surgimento de pelos encravados. Também conta com manteiga de karité e phytoesqualano, responsáveis por deixar a pele hidratada, macia e iluminada.

3 - Envelhecimento

Um outro motivo para sua pele estar mais opaca tem a ver com o envelhecimento natural do nosso organismo. A partir dos 25 anos, há uma queda na produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico.

"A produção começa a cair pelo processo de envelhecimento celular mesmo. Nossas células vão envelhecendo, o metabolismo vai diminuindo, com isso, a produção diminui. A gente vai ficando com balanço negativo, assim como ocorre com as fibras colágenas e elásticas da pele. O colágeno, a elastina e o ácido hialurônico ajudam na firmeza da pele, na sustentação. O ácido hialurônico ainda tem uma capacidade higroscópica, de retenção de líquido muito grande. Ele tem um poder hidratante excelente para a pele"

Dra. Ana Carolina Sumam, dermatologista.

Com essa queda na produção, temos uma pele mais fina, com perda de densidade, sem volume e flácida, que passa a apresentar linhas finas e rugas mais facilmente e a reter menos hidratação.

+ 12 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele

"É muito comum dos pacientes começarem a se queixar de uma pele sem vida", comentou a Dra. Mônica Aribi sobre o que os pacientes notam na pele ao envelhecer.

E realmente a pele fica mais seca e ressecada, o que pode ter ligação com uma menor atividade das glândulas sudoríparas. Há também uma diminuição na microcirculação sanguínea, que reduz a luminosidade da pele.

+ Envelhecimento da pele: como funciona e o que acontece no nosso corpo?

Aqui também podemos falar de outro ponto, a nossa renovação celular também começa a ficar mais lenta. "E isso é também uma das maiores causas do nosso envelhecimento", disse a Dra. Mônica Aribi. Com isso, nossa pele perde completamente o viço. Quando há um acúmulo dessas células mortas na camada córnea, a pele fica opaca, sem brilho, menos hidratada, com textura irregular.

E o que dá pra fazer nesses casos? Manter uma rotina de cuidados em dia, com limpeza, hidratação em dia, tratamentos e muita proteção solar, claro. Ativos antioxidantes, que minimizam os efeitos dos radicais livres e estimulam a produção do colágeno são bem-vindos. Ativos poderosos, que estimula a renovação celular, como o retinol, também são aliados de uma pele mais madura.

+ Fotoenvelhecimento: como a radiação UV causa o envelhecimento precoce?

Quem da Sallve pode ajudar?

óleo antissinais
  • Antioxidante Hidratante: sérum-gel com Nano Vitamina C 10%, vitamina E, carnosina, resveratrol, cafeína, niacinamida e ácido hialurônico. Ele devolve a luminosidade e o viço da pele, hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros, previne linhas finas e melhora manchas, olheiras e bolsas nos olhos.
  • Antioxidante Hidratante FPS 30: reúne todos os benefícios do Antioxiodante Hidratante aliado a proteção UVA/UVB FPS 30. Simplifica a rotina ao ser 3 em 1: hidrata, trata e protege.
  • Óleo Antioxidante: um óleo de tratamento poderoso, que traz na fórmula astaxantina, vitamina c, quercetina, phytoesqualano e óleo de semente de uva. Uma poderosa combinação antioxidante que hidrata, previne e trata os sinais do tempo, uniformiza tom e textura e melhora a elasticidade, além deixar a pele radiante e viçosa.
  • Tônico Renovador: com sua fórmula com AHA 7% limpa e esfolia a pele sem ressecar, além de hidratar controlando a oleosidade, minimizando poros e uniformizando a textura suavizando cicatrizes de acne e linhas finas. Graças aos extratos de alcaçuzhamamélis e physalis, ele também é adstringente, uniformiza o tom, acalma e deixa a pele luminosa.
  • Óleo Antissinais: um óleo poderoso de uso noturno, pensado e formulado para tratar linhas de expressão e rugas. Na fórmula, o retinol à 0.3%, concentração máxima permitida em cosméticos, promove a renovação celular e estimula a síntese de colágeno, contribuindo para suavizar sinais do tempo de forma efetiva e trazer o viço incrível que o retinol proporciona. Ainda conta com fitoceramidas e uma combinação de óleos vegetais que auxiliam na reparação da barreira protetora e hidratação da pele. Resultados comprovados logo após a primeira noite de uso.
  • Sérum Antissinais: um sérum hidratante com retinol puro a 0,3% para tratamento noturno, que promove uma potente renovação celular. aliado a ativos poderosos como peptídeo de cobre e niacinamida, aumenta a síntese de colágeno, diminui a profundidade de rugas e linhas finas, minimiza a aparência de poros dilatados, uniformiza tom e textura, suaviza marcas, além de promover melhora da firmeza e da elasticidade da pele. a fórmula ainda conta com ácido hialurônico, que promove hidratação à pele. 

4 - Agressões do meio ambiente

A nossa pele tem uma grande dificuldade de manter seu viço normalmente, visto que ela faz a interface do nosso corpo com o meio exterior, recebendo de frente todas as agressões do meio ambiente - como mudanças de temperatura e poluição, por exemplo.

+ Como a poluição pode prejudicar a sua pele e como evitar

 “A radiação ultravioleta em parceria com a poluição contribui nesse processo (de envelhecimento). As pessoas que se expõem à poluição e não fazem a limpeza adequada ou não usam protetor solar podem apresentar um processo de envelhecimento mais pronunciado”, aponta a dermatologista Dra. Fernanda Junqueira.

Por isso, é essencial protegermos nossa pele. "Ela deve ser poupada da agressão de poluentes, da radiação UV excessiva, tudo tem que estar equilibrado", afirma a Dra. Denise Steiner.

+ Pele de ressaca: dermatologista ensina a amenizar os efeitos do álcool na pele

Portanto, limpar bem a pele e protege-la com protetor solar diariamente é importantíssimo para ajudar no equilíbrio e na saúde da sua pele. Antioxidantes, que neutralizam a ação dos radicais livres também são aliados.

Quem da Sallve pode ajudar?

antioxidante corporal

Para o rosto

  • Limpador Facial: um gel-espuma que limpa profundamente sem deixar a pele repuxando. Combina niacinamida, extrato de moringa, phytoesqualano e pantenol, para ir além da limpeza e também manter a hidratação, inclusive em peles sensíveis. Controla a oleosidade, não agride a barreira de proteção e é antipoluição.
  • Antioxidante Hidratante: sérum-gel com antioxidantes potentes como Nano Vitamina C 10%, vitamina E, carnosina, resveratrol, cafeína e niacinamida, aliados ao ácido hialurônico. Ele devolve a luminosidade e o viço da pele, hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros, previne linhas finas e melhora manchas, olheiras e bolsas nos olhos.
  • Antioxidante Hidratante FPS 30: reúne todos os benefícios do Antioxidante Hidratante aliado a proteção UVA/UVB FPS 30. Simplifica a rotina ao ser 3 em 1: hidrata, trata e protege.
  • Óleo Antioxidante: um óleo de tratamento poderoso, que traz na fórmula astaxantina, vitamina c, quercetina, phytoesqualano e óleo de semente de uva. Uma poderosa combinação antioxidante que hidrata, previne e trata os sinais do tempo, uniformiza tom e textura e melhora a elasticidade, além deixar a pele radiante e viçosa.
  • Protetor Solar FPS 60: protetor solar para o rosto invisível na pele. Fórmula que oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB, ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição. Com vitamina E e carnosina, tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Para o corpo

  • Antioxidante Hidratante Corporal: uma loção cremosa de rápida absorção. Sua fórmula une compostos antioxidantes (Vitamina E, Carnosina, extrato de café e óleo de semente de uva) a hidratantes como o Phytoesqualano, oferecendo uma série de benefícios com sensorial confortável e refrescante. Além de oferecer hidratação prolongada, sua composição garante proteção de danos causados pela poluição, prevenção de sinais do tempo, melhora a circulação local e aumento da elasticidade.
  • Óleo Antioxidante Corporal: entrega tratamento e uma hidratação potente e prática sem deixar a pele pegajosa. Sua fórmula reúne vitamina E, óleo de jojoba, óleo de café verde e óleo de semente de uva, promovendo uma poderosa ação antioxidante que hidrata, melhora elasticidade, ativa a microcirculação e deixa a pele radiante.
  • Protetor Solar Corporal FPS 50: um protetor solar que dá vontade de passar no corpo, com uma textura deliciosa que, além de proteger, vai deixar sua pele macia e iluminada. Tem alta proteção FPS 50 UVA/UVB PA++++, é resistente à água, suor e areia. Além de proteger da radiação solar, hidrata a pele graças à manteiga de karité e ao óleo de semente de uva presentes na fórmula. Não deixa resíduos esbranquiçados, é hipoalergênico e testado em peles sensíveis.

5 - Alimentação e sono desequilibrados

Do lado de dentro, tudo deve estar funcionando bem para que sua pele seja viçosa. "A pessoa tem que estar saudável, com uma boa alimentação, ingerindo a quantidade de água suficiente, tendo seu sono reparador", lista a dermatologista Dra. Denis Steiner.

+ Alimentos que podem ajudar a manter a pele saudável

Sim, o sono da beleza é muito real. "Durante o sono, nossa pele entra em vários processos de regeneração - ela faz várias trocas de detox mesmo. É nesse período também que os hormônios de crescimento liberados pelo nosso organismo fazem com que a pele se renove com mais facilidade. E durante o sono, também, nossa pele produz mais colágeno", diz a Dra. Monalisa Nunes.

Vale lembrar que a renovação celular é o processo de troca de células mortas por células novas pela nossa pele. Quanto mais afiado for esse processo, mais viçosa sua pele vai ser.

+ Sono da beleza: mito ou verdade?

O excesso de álcool também prejudica a sua pele.Para metabolizar uma molécula de álcool, seu organismo precisa lançar mão de nove moléculas de água. Quando não há moléculas de água suficientes no corpo, o organismo passa a retira-las da pele Ou seja, pele desidratada é o contrário de uma pele viçosa.

Portanto, manter uma vida saudável, com alimentação equilibrada, sono em dia, exercícios físicos e com consumo de álcool moderado também contribui para manter o viço da sua pele.

Lembre-se: consultar um dermatologista é sempre a opção mais saudável para sua pele, ok? ;)

Voltar para o blog