ácido lactobiônico

Ácido Lactobiônico: quais os benefícios para a pele?

Esse ácido faz parte do grupo dos poli-hidroxiácidos e é gentil com a pele

Os poli-hidroxiácidos são um grupo de ativos perfeitos para quem busca renovação da pele, mas com um menor potencial irritativo. Dentro desse seleto grupo, está o ácido lactobiônico, um composto cheio de benefícios únicos para pele que você precisa muito conhecer.

ácido lactobiônico

Conhecendo os PHA

Os poli-hidroxiácidos são conhecidos pela carinhosa sigla PHA. Eles são “primos” de um outro grupo muito conhecido no mundo dos cosméticos, os AHAs (alfa-hidroxiácidos), porém com algumas diferenças essenciais que os fazem muito mais gentis.

+ AHA x BHA x LHA x PHA: qual a diferença entre eles?

Os PHAs têm estruturas moleculares muito maiores do que os alfa-hidroxiácidos mais comuns, como os ácidos glicólico e lático. E exatamente por seu maior tamanho, isso limita a capacidade de penetração cutânea, o que contribui para que haja um menor potencial de sensibilização. Porém, apesar de penetrarem menos a pele, isso não afeta a eficácia deles.

Assim como outros ácidos, os PHA esfoliam a pele quimicamente. Na esfoliação química, o ativo diminui a adesão entre as células superficiais da pele, promovendo a renovação celular. Ou seja, como os PHA agem como esfoliante químico, isso ajuda a deixar a pele mais uniforme, com mais brilho e uma textura mais macia. 

+ Como começar a usar ácidos na pele

Além disso, eles podem ter alto potencial antioxidante e também ação hidratante.

Ácido lactobiônico: um ácido hidratante

Dentro do grupo dos PHA, temos o ácido lactobiônico. Ele é um ácido obtido a partir da oxidação química ou microbiana da lactose. É formado pela junção de uma molécula de galactose unida a outra de gluconolactona (ou ácido glucônico).

+ Pele madura: qual o melhor jeito de cuidar?

A Galactose é um açúcar presente no leite e é muito importante no metabolismo da nossa pele, especialmente para síntese de fibras de sustentação do tecido, como a glicosaminoglicanas e o colágeno. Além disso, o ácido glucônico ocorre naturalmente nas nossas células e também tem diversas atividades cutâneas.

Ele tem uma estrutura similar a alguns alfa-hidroxiácidos e é capaz de conseguir efeitos muito similares, mas sem sensibilizar a pele. Aqui, alguns dos principais benefícios do ativo:

  • Estimula a renovação celular: por ser um esfoliante químico, consegue promover a renovação celular, que fica mais lenta ao longo dos anos.
  • Deixa pele mais uniforme em tom e textura: como faz uma esfoliação química, consegue reduzir marcas, rugas, linhas finas e manchas superficiais da pele.
  • É hidratante: o ácido lactobiônico é um umectante, ou seja, retém a hidratação natural da pele atraindo moléculas de água para a superfície da camada córnea, ajudando a melhorar a função de barreira e mantendo a pele mais firme.
  • É antioxidante: age ajudando a proteger a pele contra a ação dos radicais livres, que contribuem para o envelhecimento da nossa pele

Super Ácido Glicólico 10%

Um poderoso sérum antioleosidade, formulado especialmente para as necessidades da pele oleosa. Combina a máxima concentração permitida de ácido glicólico (10%) a um tecnológico peptídeo, que age diretamente na causa raiz da oleosidade. Sua fórmula conta ainda com a niacinamida 5% e o gentil ácido lactobiônico para uma ação ainda mais completa.

Assim, controla a produção de sebo excessiva e reduz a oleosidade da pele ao longo do tempo, além de minimizar a aparência de poros dilatados e contribuir para uniformizar a textura geral da pele. Um tratamento antioleosidade que pode ser usado 1x ao dia, na rotina noturna.

Voltar para o blog