Espinha interna: o que é, por que aparece e como tratar

Levanta a mão quem sofre com a dolorosa e inchada espinha interna! Vem saber mais sobre a pápula e como tratá-la com o Sérum Antiacne.

Sabe aquela espinha interna, com aspecto vermelho, que geralmente é inchada e dolorida? Bom, para começo de conversa, nos explica a Ana Paula Fonseca, do time de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve, "espinha interna é um termo incorreto que acabou se propagando fácil". Ela explica: "A gente logo pensa na espinha que cresce pra dentro, né? O certo é usar o termo pápula, que são aquelas pequenas lesões sólidas elevadas, arredondadas, endurecidas e avermelhadas".

A espinha interna geralmente é bastante dolorosa, e costuma aparecer quando há alguma alteração hormonal - pode ser no período da menstruação ou durante a gravidez, por exemplo, e são bem frequentes na puberdade. Mas isso não significa que elas são exclusividade da adolescência: ela também pode perfeitamente acontecer em quadros de acne adulta.

+ A importância de cuidar das suas espinhas e o perigo de não fazê-lo

espinha interna

O que é a espinha interna?

Além de pápula, a espinha interna também pode ser um nódulos-cístico. Dra Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, nos explica que a diferença entre pápula ou nódulo-cístico está no tamanho: "O nódulo e o cisto têm que ser maior que pelo menos um centímetro e têm um conteúdo mais purulento dentro. Normalmente o nódulo-cístico é um conjunto de várias espinhas que se juntam e formam um grande conglomerado", aponta a dermatologista, concluindo, porém, que "a maioria das espinhas internas que a gente vê são pápulas".

Por que a espinha interna acontece?

A acne, como já contamos por aqui, tem como causas a predisposição genética; alterações hormonais, fatores ambientais (cosméticos ou protetor solar comedogênicos, produtos para cabelo que entram em contato com a pele, ou lavar o rosto muitas vezes ao dia) ou agentes infecciosos, como por é o caso da acne fúngica.

+ O mapa das espinhas

Já as espinhas internas ou pápulas, explica a Dra Monalisa, se formam da mesma forma que as outras espinhas: "A única diferença é a profundidade. Essas são espinhas um pouco mais profundas, em que muitas vezes o folículo fica ainda mais obstruído, tornando mais difícil sua extração. Mas o processo de formação é o mesmo - excesso de oleosidade, queratinização em cima da epiderme, a inflamação e a presença do patógeno".

+ Acne: afinal de contas, quais são as causas das espinhas?

O que fazer com uma espinha interna?

A primeira coisa você já deve saber: não tente espremer. Você pode piorar a inflamação, deixando-a ainda maior, ou deixar sua pele com uma cicatriz de acne ou mancha.

Pode furar a espinha interna?

Nem tente furá-la! Você pode provocar uma infecção na pele e terminar com um quadro pior.

Como tratar a espinha interna

"A acne como um todo (cravinhos, pápulas, pústulas, nódulos, cistos) está associada à hiperqueratinização - o que significa que o nosso corpo está eliminando células mortas da pele muito rápido, depositando muita queratina nos folículos. Os BHAs têm uma ação de ir amolecendo, quebrando esse acúmulo de células mortas, queratina e sebo dos folículos, evitando que comece uma inflamação ali (afinal o corpo vai criar uma resposta imune para eliminar aquela sujeira entupida nos poros). O ácido salicílico em si (o famoso BHA) presente no nosso Sérum Antiacne vai ser fundamental nessa 'limpeza' dos poros e desentupimento dos folículos, evitando quadros dos sinais da acne", explica a Ana Paula Fonseca, pesquisadora da Sallve.


Linha Antiacne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois conta com uma rotina completa e customizável de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne, que vão ajudar a controlar e reduzir a oleosidade excessiva da pele, desobstruir poros e diminuir sua aparência, acalmar a pele e eliminar cravos e espinhas.

Como a Linha Antiacne controla e amolece cravos

linha-antiacne

Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. Desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas, controlando a oleosidade da pele sem deixar aquela sensação de pele repuxando.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne x Óleo Antiacne: quais são as diferenças?

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O Sérum Antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele. Além disso, ele também ajuda a reduzir a inflamação da pele, cravos e espinhas.

O que os produtos da Linha Antiacne fazem pelos nossos poros?

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Vale lembrar! Consultar um dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!