Quem acompanha tudo de beleza coreana ou está ligado ao universo da maquiagem, já deve ter ouvido falar do conceito glass skin ou crystal skin (pele de vidro e pele de cristal, respectivamente). A ideia nessa tendência é criar uma pele translúcida, macia e extremamente viçosa, com aquela carinha de frescor e saúde.
Dentro do universo da maquiagem, essa pele é atingida com o uso de iluminador em pontos específicos, fazendo o velho jogo de luz e sombra. Mas hoje a gente está por aqui para te contar que pode ser possível ter o viço de volta com cuidados básicos de skincare e, mais precisamente, viemos te apresentar um ativo que é justamente conhecido por dar esse efeito de “pele de cristal”, superviçosa: o peptídeo antioxidante.
O que é uma pele viçosa?
O viço é o sinal mais puro de uma pele saudável, que está funcionando normalmente. Viço significa uma barreira cutânea funcionando adequadamente, uma pele hidratada (que recebe e retém a quantidade de água que precisa), o ritmo da renovação celular em dia e os vasos e o sistema de pigmentação equilibrados.
+ Trio do viço: o incrível poder de combinar vitamina C e ácidos
"Ou seja: nada está numa situação de desequilíbrio - o pigmento não está sendo produzido em excesso, não está havendo inflamação ou vasodilatação, todas as estruturas da pele estão funcionando - tanto sua irrigação como a troca das células. Isso que significa viço. Significa saúde, bom funcionamento, equilíbrio", já nos ensinou aqui no blog a Dra. Denise Steiner.
Ela ainda deu a definição exata de uma pele iluminada e com aspecto saudável: "Uma pele viçosa é uma pele que tem turgor, homogeneidade de cor e brilho adequado. É uma pele que transmite saúde. Uma pele com viço é uma pele funcionando normalmente, é uma pele saudável."
+ 5 motivos para sua pele estar opaca e sem viço
Ou seja, manter uma rotina saudável de vida e de cuidados com a pele, com limpeza, hidratação, renovação, proteção, vão te ajudar a alcançar essa pele cheia de viço e saúde. E é claro que alguns ativos podem ajudar e muito nisso, como nosso peptídeo antioxidante.
Conhecendo os peptídeos
Peptídeos são formados por uma cadeia de aminoácidos e fazem parte do nosso organismo, portanto, nosso corpo os reconhece quando aplicados na nossa pele e eles chegam exatamente aonde precisam para atuar em uma cascata de benefícios.
+ 12 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele
Eles podem ter diversas propriedades dependendo da ordem e combinação em que os aminoácidos estão dispostos para sua formação, como propriedades antioxidantes, cicatrizantes, renovadoras, uniformizadoras, entre muitas outras.
O que é o peptídeo antioxidante?
O peptídeo antioxidante consiste na ligação de quatro aminoácidos: lisina, treonina, fenilalanina e lisina novamente, uma sequência encontrada em um grande número de proteínas humanas.
Lembra que te dissemos que peptídeos são facilmente reconhecidos pelo nosso corpo e conseguem agir em um sistema de delivery perfeito, exatamente onde precisam atuar? Pois bem, com o peptídeo antioxidante não seria diferente.
+ Antioxidantes para a pele: benefícios e por que eles são importantes
Ele age na nossa epiderme, mais precisamente ao induzir uma proteína chamada α-cristalina. Mas para entender melhor o quanto isso é incrível, a gente precisa relembrar alguns pontos.
A epiderme é a camada mais externa da pele, aquela que a gente consegue ver. Sua principal função? Formar a barreira de proteção para o nosso corpo, mantendo a hidratação e protegendo contra entrada de agressores, por exemplo. Essa camada é formada por diversos componentes, entre eles:
- Filagrina: principal proteína necessária para formação da camada córnea e faz parte do Fator Natural de Hidratação. Ou seja, está diretamente ligada com a saúde da barreira de proteção da pele.
- Ceramidas: são componentes da epiderme, mais precisamente da nossa camada córnea. Em parceria com ácidos graxos e colesterol, elas preenchem espaços entre queratinócitos, evitando a perda de água e mantendo a integridade da pele, tendo função vital na barreira de proteção cutânea.
Ou seja, a epiderme mantém a hidratação, por exemplo, graças a diversos componentes, como a filagrina, as ceramidas e até o ácido hialurônico epidérmico. E para manter todas essas estruturas celulares muito bem protegidas, ela também produz pequenas proteínas chaperonas: as α-cristalinas.
Elas são muito presentes no epitélio da córnea (parte transparente dos nossos olhos) e também na epiderme. Essa chaperona é da família das HSPs, que tem o nome carinhoso de “proteínas de choque térmico”. Ao serem induzidas, aumentam a resistência da célula a um estresse recebido.
+ Antioxidantes: ótimos aliados para amenizar a aparência da pele cansada
Sua função é proteger as células, restaurar suas funções mitocondriais e aumentar a sua resistência ao estresse oxidativo, ou seja, tem uma função antioxidante, ajudando em uma produção menor de radicais livres, que vão acabar degradando proteínas importantes para o bom funcionamento da nossa pele. Resumindo, as α-cristalinas tem ação de proteger as células do estresse oxidativo causado por agressões externos, como a radiação UV ou processos inflamatórios, por exemplo.
Além disso, ela também evita o acúmulo indevido de resíduos celulares, elementos que estão ali desordenados e sem função alguma, só ocupando espaço. Ao induzir a produção de α-cristalinas, o peptídeo antioxidante garante um equilíbrio celular entre a síntese e desnaturação, o que prejudica o índice de refração celular, ou seja, prejudica a luminosidade da pele.
Em resumo, evita que as estruturas da nossa pele fiquem opacas. Lembra que a gente disse que o peptídeo antioxidante promove a "pele de cristal", pois bem!
+ Fotoenvelhecimento: como a radiação UV causa o envelhecimento precoce?
"O peptídeo antioxidante consegue promover um aumento de filagrina, ceramidas e ácido hialurônico. O resultado é uma pele mais luminosa, translúcida e mais uniforme", conta Renata Ribon de Melo, especialista da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.
Quais os benefícios do peptídeo antioxidante para pele?
Com toda sua ação explicada, fica fácil identificar seus principais benefícios para nossa pele. Ao induzir a α-cristalina, ele garante a proteostase celular (equilíbrio entre síntese e degradação de proteínas). Assim, todas as estruturas que formam a nossa epiderme ficam organizadas e funcionais, mantendo tudo em pleno funcionamento.
Lembra o que disse a Dra. Denise Steiner? Quando tudo está funcionando em equilíbrio, vem aquela pele viçosa, saudável e fresca. Portanto, os principais benefícios do peptídeo antioxidante são:
- Ação antioxidante: combate a ação dos radicais livres
- Deixa a pele mais viçosa e translúcida
- Mantém a pele hidratada
- Deixa a pele mais uniforme em tom e textura
Super Vitamina C 20%
Um sérum super concentrado que alia vitamina C 20% ao incrível peptídeo antioxidante para uma ação poderosa em linhas finas. Um tratamento antioxidante de alta performance, que combate os radicais livres e o envelhecimento precoce da pele, prevenindo e suavizando linhas, além de trazer de volta o viço e a luminosidade.
Para potencializar ainda mais os resultados, uma combinação de ácidos gentis, como o ácido maltobiônico e o ácido lático, atuam para promover uma renovação suave, deixando a pele mais saudável, uniforme, radiante e hidratada. Pode ser usado uma vez ao dia, na rotina diurna ou noturna.
E aí, que tal incluir a Super Vitamina C 20% na sua rotina avançada de pele?