PPD: por que essa sigla do protetor solar é tão importante?

PPD: por que essa sigla do protetor solar é tão importante?

Apesar de mais conhecido, não é só o FPS que importa quando falamos de proteção solar, viu?

Quando o papo é protetor solar, geralmente a sigla FPS é a mais conhecida e falada por aí. Afinal, é a que está sempre nas embalagens de proteção solar com maior destaque. Mas você sabia que ela não é a única importante? Hoje é dia de falar de PPD e PA.

ppd

O que é PPD?

A sigla PPD vem do inglês e significa persistent pigment darkening - escurecimento pigmentar persistente, em português.

+ 5 motivos para proteger sua pele dos danos da exposição solar

Para que serve o PPD?

O PPD mede a incidência de proteção da radiação ultravioleta A na pele. A Anvisa exige que esse número seja 1/3 do valor do FPS (Fator de Proteção Solar). Ou seja, o FPS deve ser no mínimo três vezes o número do PPD. Um exemplo: se um protetor tem FPS 30, o PPD deve ser no mínimo 10.

+ Danos pós-sol: como cuidar da pele com queimadura de sol

"O PPD é basicamente a mesma coisa que o FPS, só que voltado para o UVA, que basicamente mede o escurecimento da pele", pontua a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista.

Por que se proteger da radiação UVA?

A radiação UVA compõe de 90 a 95% da energia ultravioleta emitida pelo sol. Com isso, está presente nos raios solares o dia inteiro, diferente da UVB que é uma radiação presente em maior intensidade entre às 10h e 16h.

"Ela ultrapassa vidros de janelas e consegue estar presente mesmo com o clima frio. O tempo pode estar nublado, mas ela ainda está ali. Digamos que ela consegue ultrapassar todos esses obstáculos", explica Dra. Monalisa.

+ Benefícios do sol para a saúde: muito além da vitamina D

E o que ela pode causar? "A radiação UVA penetra mais profundamente na pele e também está associada ao câncer de pele, além de ser a radiação que causa o envelhecimento precoce da pele", finaliza a dermatologista.

A gente já até falou por aqui, mas nunca é demais lembrar. A radiação UV promove o aumento da produção de radicais livres, que contribuem para degradação de fibras de colágeno e elastina. Com isso, a pele fica mais suscetível ao aparecimento de rugas e linhas de expressão, além de contribuir com a flacidez facial e para o ressecamento da pele.

+ Afinal, dá para se bronzear mesmo usando protetor solar?

Por isso que tanto dizem: o protetor solar é o melhor cosmético para prevenir o envelhecimento precoce da sua pele, além de ser fundamental para se prevenir contra o câncer de pele.

Precisa se proteger do UVA à noite?

Não precisa. Na rotina noturna, não precisamos passar protetor solar, já que à noite não temos radiação UVA e UVB, que são os tipos de radiação que mais prejudicam a pele.

+ Como passar protetor solar corretamente e reaplicar durante o dia

Qual a diferença entre PPD e FPS?

A principal diferença tem relação com a radiação ultravioleta. Enquanto o PPD protege dos raios UVA, o FPS protege dos raios UVB.

A radiação UVB penetra mais superficialmente a pele e é a responsável por causar as famosas queimaduras de sol. Ela também está mais associada ao câncer de pele que a UVA.

+ Câncer de pele: o que é, quais as causas e como se proteger

"Embora a UVB penetre mais superficialmente na pele, ela tem um poder maior de reagir com o nosso DNA, por isso é mais associada ao câncer de pele", afirma a Dra. Monalisa.

Como o PPD é medido?

No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) exige que o número do PPD seja 1/3 do valor do FPS (Fator de Proteção Solar) do protetor solar. Ou seja, um protetor solar FPS 30, precisa ter no mínimo 10 de PPD.

Para isso, há um estudo, claro. "No estudo, medimos o quanto a pele demora a apresentar pigmentação por melanina quando exposta ao UVA. Hoje em dia, aliás, conseguimos conduzir esse estudo in vitro", explica Ana Paula Fonseca, do time de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve. "Nesse estudo de UVA, medimos justamente a dose de pigmentação persistente (PPD)", completa.

+ Água do mar e da piscina removem o protetor solar?

E é aí que entra justamente uma outra sigla, que você pode já ter visto em algumas embalagens de protetor solar, principalmente coreanas. O PA que nada mais é do que a escala que mede o PPD, ou seja, que mede o grau de proteção UVA de um protetor solar.

Dentro dessa medição, de acordo com a metodologia Measurement Standards for UVA Protection Efficacy, descrita pela Japan Cosmetic Industry Association, temos a seguinte referência para classificação de proteção UVA:

ppd

Para ficar ainda mais claro: quanto mais sinais, mais alta é a proteção UVA.

  • entre 2 e 4 é PA+, proteção mais leve;
  • entre 4 e 8 é P++, proteção moderada;
  • entre 8 e 16 é PA+++, alta proteção;
  • maior que 16 é PA++++, muito alta proteção.

Qual o PPD dos protetores da Sallve?

Mas, Sallve, e qual é o PPD da linha de protetores de vocês? Vamos contar tudo agora!

siglas protetor solar

Protetor Solar FPS 60

O Protetor Solar Facial FPS 60 protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

  • O PPD do Protetor Solar Facial é 25,5, consequentemente é PA++++ (muito alta proteção UVA).

Protetor Solar Corporal FPS 50

Temos também o Protetor Solar Corporal FPS 50. Um protetor solar que dá vontade de passar no corpo com uma textura deliciosa que, além de proteger, vai deixar sua pele macia e iluminada, mas não pegajosa. com alta proteção FPS 50 UVA/UVB, é resistente à água, suor e areia. 

Além de proteger da radiação solar, o Protetor Solar Corporal hidrata a pele graças à manteiga de karité e ao óleo de semente de uva presentes na fórmula. tem textura leve e toque seco, garantindo conforto na pele sem deixar resíduos esbranquiçados. É hipoalergênico e testado em peles sensíveis.

  • O PPD do Protetor Solar Corporal é 17,4, portanto PA++++ (muito alta proteção UVA).

Antioxidante Hidratante FPS 30

Já o nosso Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB. Desenvolvido para o rosto, região dos olhos e pescoço, ele combina o ácido hialurônico a seis antioxidantes preciosos - a nano Vitamina C a 10%vitamina Eresveratrolniacinamidacafeína e carnosina - e, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB é uma loção cremosa que também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele, prevenindo e reduzindo a aparência de linhas finas e sinais do tempo. Ele também protege a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição.

  • O PPD do Antioxidante Hidratante FPS 30 é 10,5, ou seja, PA+++ (alta proteção UVA).

Protetor Solar Toque Seco

E tem mais! Pensado para peles oleosas, nosso Protetor Solar Toque Seco tem alta proteção UVA/UVB e acabamento mate. Oferece uma multi defesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição.

Com carnosina, tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Enquanto isso, a niacinamida contribui para ajudar no controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho da pele sem ressecar. é compatível com maquiagem, não esfarela, não arde os olhos e disfarça a aparência de poros.

  • O PPD do Protetor Solar Toque Seco FPS 50 é 21,9, ou seja, PA++++ (muito alta proteção UVA).

Protetor Solar Com Cor

Ainda na linha facial, temos nosso Protetor Solar Com Cor. Com 10 opções de cores, além de oferecer uma multidefesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição, proporciona uniformidade ao tom da pele.

Com carnosina, tem ação antioxidante e ajuda a preservar o colágeno da pele. enquanto isso, a niacinamida contribui para o controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho sem ressecar. Tem cobertura leve, é compatível com maquiagem, não esfarela, não escorre e não arde os olhos.

  • O PPD do Protetor Solar Com Cor FPS 60 é 40,25, ou seja, PA++++ (muito alta proteção UVA).

Protetor Solar Muito Resistente

protetor solar em bastão

Um protetor facial muito resistente? Temos por aqui também. Conheça um protetor solar com alta proteção FPS 60 UVA/UVB e muita resistência à água e ao suor, sendo ideal para uso diário e também para prática de esportes.

Seu formato em bastão, além de ser prático para carregar na bolsa, proporciona uma aplicação rápida e simples, facilitando a reaplicação do protetor ao longo do dia.

Invisível na pele, sua fórmula conta com vitamina E e carnosina, que ajudam a preservar o colágeno e a prevenir os sinais do tempo. Além da alta proteção contra radiação solar, ele também protege contra os danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição. Tudo isso sem deixar a pele pegajosa, arder os olhos ou escorrer.

  • O PPD do Protetor Solar Muito Resistente é 20,8, ou seja, PA++++ (muito alta proteção UVA).
Voltar para o blog