Bolinhas vermelhas e ásperas na pele? Vem saber mais o que é a queratose pilar

Conversamos com uma dermatologista para entender tudo sobre a condição e aprender como cuidar

Já sentiu umas bolinhas ásperas, muitas vezes avermelhadas, na área dos braços ou nas coxas? Esse é um sintoma muito comum de uma condição chamada queratose pilar. Por aqui, vamos te explicar o que é, quais os principais sintomas, como evitar e, claro, como cuidar.

O que é a queratose pilar?

Queratoses ou ceratoses são alterações na camada córnea, a camada mais superficial da pele. Um dos tipos é a queratose pilar ou folicular, em que pequenas bolinhas vermelhas ou esbranquiçadas, que até parecem acne, aparecem por conta do acúmulo de queratina nos folículos pilosos (onde nascem os pelos).

+ 5 dicas para driblar a preguiça de cuidar da pele do corpo

"É uma condição comum da pele que se manifesta como pequenas protuberâncias ásperas e ressecadas, geralmente encontradas nas áreas dos braços, coxas, nádegas e rosto. Essas protuberâncias são causadas por um acúmulo de queratina na abertura do folículo piloso, que bloqueia a saída do pelo e provoca a formação de uma lesão elevada e áspera na pele"
Dra. Lilian Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A queratose pilar é inofensiva e não causa problemas para a saúde do paciente. Porém, pode ser esteticamente incômoda.

+ Como melhorar a aparência da pele do corpo

O que causa a queratose pilar?

Bom, a queratose pilar é causada pelo acúmulo de queratina na pele. A médica alerta que esse excesso de produção de queratina pode ser uma condição hereditária, mas também pode ser agravada por outros fatores, entre eles:

Todo mundo pode ter?

Sim, ela pode aparecer em qualquer pessoa, independente de idade, sexo ou tipo de pele. Porém, costuma ser bastante comum em crianças e adolescentes. “Tende a melhorar na vida adulta”, aponta a Dra. Lilian Brasileiro.

+ Dermatite atópica: causas, sintomas e tratamento

A médica ainda aponta que a queratose pilar pode ser mais prevalente em pessoas com pele seca, dermatite atópica, eczema ou outras condições de pele, bem como em indivíduos com uma história familiar da doença.

Quais os sintomas?

O sintoma é o aparecimento dessas lesões, que parecem bolinhas. Elas podem ser vermelhas ou esbranquiçadas.

+ O que é melanina e o que ela faz no nosso corpo?

Como é feito o diagnóstico?

É um diagnóstico feito por meio de exame clínico na pele, realizados por médicos dermatologistas.

Como é o tratamento?

Embora a queratose pilar não tenha cura, é possível tratar a condição para reduzir a aparência das lesões e melhorar a textura geral da pele. Por isso a importância de procurar um dermatologista.

“O tratamento geralmente envolve o uso de hidratantes, esfoliantes e cremes tópicos para suavizar a pele e reduzir o acúmulo de queratina nos folículos pilosos. O ácido salicílico e o ácido lático são comumente usados como esfoliantes suaves para ajudar a remover as células mortas da pele e suavizar as protuberâncias”, explica a Dra. Lilian.

+ Hidratar a pele: por que a hidratação é importante e como fazer

A especialista ainda afirma que o uso de cremes tópicos contendo retinoides, como o ácido retinoico, também pode ajudar a melhorar a aparência da queratose pilar. “Além disso, ter uma rotina adequada de cuidados com a pele, incluindo evitar banhos quentes e prolongados, usar hidratantes regularmente e evitar roupas apertadas ou abrasivas, também pode ajudar a controlar os sintomas da condição”, completa.

Por fim, ela alerta que em casos mais graves podem ser feitos tratamentos intensivos, como terapia com luz pulsada intensa ou laser. “Embora a queratose pilar possa ser uma condição crônica e persistente, o tratamento adequado pode ajudar a minimizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas pela condição”, finaliza.

O que fazer para prevenir ou não piorar o quadro?

Como a dermatologista já alertou, é importante ter uma rotina de cuidados com a pele e ter alguns cuidados básicos:

  • Mantenha a pele limpa e hidratada
  • Evite banhos quentes e prolongados
  • Evite roupas apertadas e/ou ásperas
  • Evite o uso de produtos irritantes para a pele
  • Não coce ou esfregue a pele

+ Esfoliação corporal: quais os benefícios e como fazer?

"Alguns fatores podem piorar o quadro de queratose pilar, incluindo a exposição excessiva à luz solar, o estresse emocional, a pele seca e a falta de cuidados adequados com a pele. Além disso, certos hábitos alimentares, como o consumo excessivo de álcool e de alimentos com alto teor de gordura e açúcar, podem piorar a condição. É importante lembrar que a queratose pilar é uma condição benigna e não causa problemas de saúde significativos. No entanto, se os sintomas da condição estiverem afetando a qualidade de vida ou a autoestima, é recomendável procurar um dermatologista para obter um diagnóstico preciso e receber orientações sobre o tratamento adequado", aconselha.

Como diferenciar da acne?

Como já dissemos, muita gente pode confundir as bolinhas da queratose pilar com a acne. Mas apesar de serem semelhantes à primeira vista, dá para diferenciar, viu?

+ Física, química, enzimática: os 3 tipos de esfoliação e as suas diferenças

A acne é causada por uma inflamação nos folículos pilosos, enquanto a queratose pilar é o resultado de um acúmulo de queratina nos mesmos folículos.

"Na acne, as lesões geralmente são vermelhas, inflamadas e podem conter pus, enquanto as protuberâncias da queratose pilar são pequenas, ásperas e ressecadas, sem inflamação aparente"
Dra. Lilian Brasileiro

A acne costuma ser mais comum no rosto, costas e colo/peito. Já a queratose pilar aparece principalmente nos braços, coxas, bumbum e rosto.

Esfoliantes corporais químicos podem ser aliados?

Sim! Segundo a dermatologista, cremes corporais hidratantes que contenham esfoliantes químicos, como os famosos AHAs ou BHA, podem ajudar a melhorar a aparência da queratose pilar.

+ Espinha no bumbum: o que é, como tratar e evitar

"Os esfoliantes químicos, como o ácido salicílico e o ácido láctico, ajudam a remover as células mortas da pele e suavizar as protuberâncias causadas pelo acúmulo de queratina nos folículos pilosos. Esses esfoliantes também ajudam a reduzir a inflamação e a vermelhidão associadas à queratose pilar", explica.

A dermatologista ainda aponta a importância de cremes hidratantes, pois a condição é frequentemente associada à pele seca. Ou seja, manter a pele hidratada também pode ajudar a minimizar a aparência das bolinhas.

+ Esfoliar a pele do corpo antes da depilação é legal?

“É importante escolher um creme hidratante corporal que seja suave e não irritante para a pele para evitar piorar a condição. É recomendável que você consulte um dermatologista antes de começar a usar qualquer creme ou tratamento para a queratose pilar, para que possa receber uma recomendação personalizada e segura para o seu caso específico”, aconselha.

Quais os cuidados podemos ter em casa para cuidar da queratose pilar?

Os cuidados incluem principalmente hidratação, assim você reduz o ressecamento da pele, e esfoliação, que ajudar a remover as células mortas da pele e a suavizar as lesões e a uniformizar a textura da pele.

Isso tudo sem esquecer os cuidados básicos: não coçar ou esfregar a pele, evitar banhos quentes, evitar roupas apertadas e evitar a exposição solar excessiva. 

Hidratante Renovador Corporal

Um hidratante corporal que promove uma renovação incrível na pele, uniformizando tom e textura, além de reduzir e prevenir pelos encravados.

Na fórmula, uma combinação de alfa hidroxiácidos (AHAs) 10%  - ácidos glicólico 6%, málico 2% e lático 2% -, aliados ao extrato de physalis,  o que possibilita esfoliar suavemente sem ressecar, uniformizar o tom da pele (incluindo axilas e virilha) e suavizar áreas rugosas/ásperas.

Em textura gel-creme, tem rápida absorção e deixa pele macia, radiante e viçosa.

Atenção: não indicamos o uso combinado com outros ácidos ou com outros ativos que promovam a renovação intensa da pele. Também indicamos não aplicar imediatamente antes ou logo após a depilação, inclusive com lâmina, espere alguns dias para que a pele se recupere e só então retome o uso.

E aí, que tal incluir na sua rotina de cuidados?

Referências usadas para o texto

Ceratose

 
Voltar para o blog