8 coisas que você precisa saber antes de usar retinol

8 coisas que você precisa saber antes de usar retinol

O retinol é um ativo incrível, com muitos benefícios comprovados para a pele

Você tem medo de usar retinol? A gente entende, mas saiba que ninguém precisa ter medo de usá-lo. O retinol é um dos ativos cosméticos mais bem estudados cientificamente e traz resultados comprovados para a pele. Porém, ele realmente precisa de alguns cuidados especiais, mas nada muito difícil ou complicado.

retinol

Por aqui, separamos 5 coisas que você precisa saber antes de usar retinol e, assim, conseguir o melhor resultado possível na sua pele. Preparados?

+ Pele do pescoço e colo: o que acontece e quais os principais cuidados

O que é retinol?

O retinol pertence à família dos retinoides, uma classe de derivados naturais e sintéticos da vitamina A. Ele traz uma cascata de benefícios para a pele, como por exemplo:

+ Retinol biomimético age do mesmo jeito que o retinol tradicional?

5 coisas que você precisa saber

Agora que você já conhece os principais benefícios, vamos te contar o que você precisa saber antes de usar para ter a melhor experiência, sem medo.

1 – O uso do retinol é exclusivamente noturno

O retinol tem o uso noturno recomendado por uma razão muito simples: ele é um ativo fotossensível. E o que significa isso, Sallve? Com a palavra, Renata Ribon de Melo, pesquisadora da nossa equipe de Pesquisa e Desenvolvimento:

"Significa que, quando entrar em contato com a radiação solar, o retinol vai sofrer uma alteração na molécula dele. E aí o que isso pode causar? Irritação na pele, vermelhidão, manchas, reações na nossa pele."

+ 5 motivos para proteger sua pele dos danos da exposição solar

Portanto, o retinol precisa ser utilizado de noite, quando não temos radiação solar. E isso nos leva a segunda coisa que você precisa saber...

2 – Lave o rosto no dia seguinte e use protetor solar

Aplicou retinol a noite? Não se esqueça de lavar o rosto no dia seguinte e aplicar protetor solar. Nada de esquecer esse passo!

O retinol pode aumentar a fotossensibilidade da pele, portanto, é bem importante que você se proteja, mesmo em dias nublados – afinal, a radiação solar está lá todo dia!

Quando usamos retinol, o filtro solar se prova ainda mais indispensável porque, afinal, como é um ativo que pode sensibilizar a pele, pode causar algumas irritações. Com isso, nossa pele fica realmente mais sensível e mais suscetível a alguns danos da radiação ultravioleta, podendo gerar manchas ou piorar condições de pele que você já tem.

+ Retinol e protetor solar: uma dupla inseparável e necessária!

Além disso, não faz sentido você fazer um tratamento com retinol, seja para tratar linhas e rugas ou cuidar das manchas, se você não usa protetor solar todos os dias.

A radiação UV é um fator desencadeante da produção de melanina de maneira desequilibrada, o que acaba gerando manchas. E isso não é tudo: a Renata, nossa pesquisadora, complementa:

“O retinol é fotossensibilizante, é um ativo que é sensível ao sol. Mas realmente não é só isso. Temos que lembrar que o sol induz aumento na produção de radicais livres, degrada fibras de colágeno, contribui para produção de manchas e para o envelhecimento precoce da pele. Então, é como se uma coisa anulasse a outra. O tratamento não funciona bem. Por isso que a gente reforça ainda mais o uso do protetor solar sempre."

3 – Comece devagar e com pouco produto

Quando falamos em retinol, você precisa de tempo e paciência. Como já dissemos, ele é uma ativo que pode sensibilizar a pele, causando descamação e vermelhidão, por exemplo. Portanto, sua pele pode precisar de um tempo para se adaptar a ele.

+ Pele irritada: dermatologista dá dicas de como acalmar e tratar

Para começar, use inicialmente 1 ou 2 vezes na semana, em dias alternados. Aplique pouco produto, não precisa exagerar. Sentiu que a pele está reagindo bem, aumente a frequência aos poucos, de acordo com a indicação de uso de cada produto: alguns podem ser usados diariamente, mas outros apenas 3x na semana, por exemplo.

Tem dúvida se vai ter reação? Temos uma dica! Faça um teste de aplicação no seu antebraço. Aplique o produto na região limpa e observe por 24 horas se há alguma mudança de característica.

+ Envelhecimento da pele: como funciona e o que acontece no nosso corpo?

É bem importante que você estabeleça essa rotina com tempo e cuidado para não sensibilizar a pele.

4 – Evite usar junto ácidos e outros renovadores celulares

Não use junto, no mesmo dia, produtos com alta concentração de ácidos ou outros produtos renovadores celulares, como um esfoliante, por exemplo. Como o retinol já faz uma renovação celular da pele, você pode acabar sensibilizando ainda mais sua pele.

+ 12 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele

Se você nunca usou retinol, na semana de introdução desse ativo, insira aos poucos e em dias alternados, e evite usar outros renovadores celulares na primeira semana. Assim, você consegue entender direitinho como sua pele está reagindo ao retinol.

5 – Pele sensibilizada? Evite o retinol e converse com seu dermatologista!

O retinol não é indicado se sua pele é sensível ou está sensibilizada por algum motivo, como quando está machucada ou inflamada, por exemplo. Antes de inserir o retinol na sua rotina, converse com um dermatologista antes.

Além disso, não é indicado que grávidas e lactantes usem fórmulas com retinol.

+ Pele sensível x pele sensibilizada: tem diferença?

6 – Mantenha a pele hidratada!

Quem faz uso de retinol, não pode esquecer de manter a pele hidratada. Como é um ativo sensibilizante para algumas peles, esse passo é muito importante.

A Dra. Denise Steiner dá uma sugestão: "pode haver uma irritação no começo do uso de produtos com retinol, por isso a gente enfatiza sempre que a pele precisa estar bem hidratada. E, em geral, a gente começa usando alternadamente com um hidratante ou hidratando previamente para que a pele não irrite."

+ Hidratar a pele: por que a hidratação é importante e como fazer

7- Não pare no rosto e leve o retinol para o pescoço e colo

A área do pescoço e do colo muitas vezes acaba caindo no esquecimento e ganha só aquele tiquinho de hidratante que sobrou na ponta dos dedos ao aplicá-lo no rosto. O colo, então, nem se fala. Mas olha só: essas regiões também precisam e merecem os mesmos cuidados. A pele do pescoço e do colo são muito expostas, ressecam facilmente e são muito suscetíveis ao envelhecimento precoce.

+ Flacidez facial: o que causa, como prevenir e como tratar a pele

"A pele do pescoço e do colo são tão expostas quanto a do rosto à radiação UV, poluição, vento. É uma pele mais fina, que acaba mostrando mais rapidamente os sinais do tempo", já nos explicou a Dra. Eliana Chagas, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro da Skin of Color Society.

Portanto, aplique o retinol no rosto e desça para o pescoço e colo para ter bons resultados e cuidar dessas regiões também.

8 – Não tem problema usar antes dos 30 anos

Muita gente acha que o retinol só pode ser usado a partir dos 30 anos ou então em uma pele mais madura. Mas não tem problema algum você começar antes disso. Converse com seu dermatologista para entender o que faz sentido para sua pele.

+ Como começar a cuidar da pele na adolescência?

"O retinol promove renovação e melhoria da qualidade da pele. E, como ele é indicado para pele acneica, que as vezes começa na puberdade, pode ser indicado para as pessoas bem jovens. Mas também é para idades intermediárias e pessoas idosas. Em todas as idades ele tem sua indicação, só fazer a adequação da sua utilização, pensar nas concentrações. Várias idades podem ter benefício com retinol”, já indicou por aqui a Dra. Denise Steiner, dermatologista.

Óleo Antissinais

Óleo Antissinais é um óleo com retinol 0.3% que entrega resultados incríveis, além de uma potente hidratação da pele já no primeiro uso, reduzindo a aparência de poros e linhas, promovendo viço e luminosidade. Em longo prazo, uniformiza manchas e textura da pele, estimula o colágeno, reduz profundidade de rugas e aumenta a elasticidade e firmeza da pele.

Além do retinol que proporciona a renovação da pele, ele contém fitoceramidas e um blend de óleo de rosa mosqueta e óleo de macadâmia, que auxiliam na reparação de barreira e hidratação da pele.

Sérum Antissinais

Um sérum hidratante com retinol puro a 0,3% para tratamento noturno, que promove uma potente renovação celular. Aliado a ativos poderosos como peptídeo de cobre e niacinamida, aumenta a síntese de colágeno, diminui a profundidade de rugas e linhas finas, minimiza a aparência de poros dilatados, uniformiza tom e textura, suaviza marcas, além de promover melhora da firmeza e da elasticidade da pele. A fórmula ainda conta com ácido hialurônico, que promove hidratação à pele. 

E aí, que tal incluir o Sérum Antissinais na sua rotina de cuidados noturna?

Voltar para o blog