A história do protetor solar: como ele surgiu?

A história do protetor solar: como ele surgiu?

Extremamente essencial em qualquer rotina de cuidados com a pele atualmente, o protetor solar tem uma longa história até chegar a uma versão eficaz

Uma dica de cuidado com a pele? Use protetor solar todos os dias! Não foram poucas as vezes que fomos impactados por conteúdos que exaltam o quanto o filtro solar é essencial em qualquer rotina de cuidados, né?

Seja para proteger dos efeitos nocivos da radiação UV, evitar manchas, queimaduras ou o envelhecimento precoce da pele, além do câncer de pele, claro. O protetor solar é o rei de qualquer rotina efetiva mesmo.

+ 5 motivos para proteger sua pele dos danos da exposição solar

Mas você já parou para pensar quando e por quem o protetor solar foi inventado? Quem teve essa ideia afinal? Os povos antigos não se preocupavam com o sol nem um pouquinho? Vem que hoje o papo é para te contar uma história incrível que vai responder todas essas perguntas!

Eles, os egípcios...estavam nessa?

Bem, segundo artigos científicos, a humanidade tentou encontrar meios para se proteger dos efeitos sol desde 4 mil a.C. "Os egípcios foram uma das primeiras civilizações a usar extratos de farelo de arroz e jasmim para bloquear o efeito do bronzeamento do sol [...]A pele mais clara era cosmética e culturalmente desejável na época", afirma a pesquisadora indiana Vinupriya Sakkaravarthi, em History of Suscreen.

+ Fotoenvelhecimento: como a radiação UV causa o envelhecimento precoce?

Ou seja, eles buscavam meios de não se bronzear, mas por uma questão puramente estética. Nada parecido com o que entendemos hoje como um filtro solar.

Entre 800–500 a.C, os gregos costumavam proteger a pele com uma mistura de azeite e areia enquanto treinavam no sol para os Jogos Olímpicos da época.

+ 12 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele

Em uma antiga literatura médica indiana chamada Charaka Samhitai, foi descoberto o óxido de zinco (usado em protetores físicos atualmente). Na época, porém, era descrito como uma pomada para olhos, feridas abertas e queimaduras.

A descoberta da radiação UV e seu papel

Para contar a história do protetor solar, temos que passar pela descoberta da radiação UV. Em 1801 ela foi descoberta pelo físico alemão Johan Wilhelm Ritter e 19 anos depois disso é que o médico britânico Everard Home entendeu o papel da luz do sol nas queimaduras da pele.

Só em 1889 o médico sueco Erik Johan Widmark conseguiu provar experimentalmente que a radiação UV pode causar eritema (vermelhidão) e queimaduras na pele.

+ UVA, UVB, FPS, PPD, PA: o que são as siglas do Protetor Solar?

Com todas essas descobertas, surge uma espécie de protetor solar químico formulado em 1891 pelo alemão Friedrich Hammer, usando sulfato de quinina em loção e pomada para reduzir o efeito de queimadura solar induzida por radiação UVB.

Em 1896 o físico Dr. Paul Unna fez a primeira associação entre exposição solar prolongada e câncer de pele. Alguns anos depois, ele desenvolveu uma espécie de protetor solar à base de óleo de castanha, que ganhou o nome de Zeozon.

Os banhos de sol

Nos anos 20, os banhos de sol e o bronzeado ganharam popularidade na cultura ocidental. Muita gente atribui maior popularidade a Coco Chanel, que foi fotografada tomando sol em um cruzeiro no Mediterrâneo. "A pele bronzeada nessa época era sinônimo de saúde e uma vida privilegiada", aponta Vinupriya Sakkaravarthi, em History of Suscreen.

+ Afinal, dá para se bronzear mesmo usando protetor solar?

Com isso, em 1928, dois cientistas alemães, Hausser e Vahle criam o primeiro protetor solar a estar comercialmente disponível. Ele tinha na fórmula salicilato de benzila e cinamato de benzila, que absorviam a radiação UVB de forma relativamente eficaz.

Nos anos 30, os óleos bronzeadores, que seriam para "proteger e bronzear" a pele, começaram a surgir. "Enquanto navegava entre Brehat e Dinard em seu barco, L'Edelweiss, Eugene Schueler (fundador da L'Oreal) descobriu a felicidade dos banhos de sol e testou os óleos já existentes no mercado naquela época. Nenhum o satisfez. Ele formulou um óleo bronzeador Ambre Solaire, que substituía as receitas caseiras à base de azeite e tintura de iodo", conta Federico Svarc em A brief Illustrated History on sunscreens and sun protection.

protetor solar corporal

Quando o interesse aumentou?

O interesse pelos protetores só aumentou na década de 1940. Benjamin Green criou uma fórmula que era avermelhada e gosmenta, após perceber o impacto da exposição solar em soldados da Segunda Guerra Mundial. Apesar de despertar muito interesse, era desconfortável. Muitos anos depois, ele adicionou manteiga de cacau e óleo de coco a mistura e criou o Coppertone, marca que existe até hoje.

+ Pele queimada x pele bronzeada: tem diferença?

Uma outra curiosidade: em 1938, um químico, Franz Greiter ficou muito interessado em criar um protetor mais efetivo. Isso aconteceu porque ele se queimou ao escalar o Mount Piz Buin.

Ele só terminou a fórmula em 1946, que se chamou Glacier Cream. Sabe quanto era o FPS dele na época? Apenas 2! Aliás, os testes para determinar o fator de proteção solar só surgiram em 1956 e foram aprimorados mais tarde por Greiter, que criou o termo SPF (Sun Protection Factor), ou em português: FPS (Fator de Proteção Solar), usado até os dias de hoje.

+ Como cuidar da pele no verão? Confira 7 dicas simples e eficazes

Só em 1978 a FDA (U.S. Food and Drug Administration) adotou o FPS para medir a eficácia do filtro solar e regular o mercado de protetores solares, que estava em ampla expansão.

Mas e a radiação UVA?

A gente falou muito sobre a radiação UVB nessa história, mas e quando começaram a surgir protetores UVA/UVB. Quem conta é Lucas Portilho, em texto publicado pelo Instituto Brasileiro de Cosmetologia: "Mesmo sem saber exatamente as diferenças e efeitos da UVA e UVB na pele, Albert Kligman, um dermatologista americano descreveu (em 1969) como a exposição ao sol causa danos estruturais à pele que podem ser diferenciados do processo de envelhecimento intrínseco. Foi Kligman quem primeiro usou o termo 'fotoenvelhecimento' e enfatizou a importância de filtros solares com melhor proteção, mas somente 10 anos depois é que bons filtros UVA se tornaram disponíveis."

+ Água do mar e da piscina removem o protetor solar?

Em 1980, o primeiro filtro UVA, avobenzona, entrou no mercado de protetores solares. "Em 1992 os cientistas começaram a colocar uma classificação com estrelas para indicar uma proteção contra raios UVA. Mas foi somente em 2006 que a Comissão Europeia publicou a primeira recomendação para que os protetores adotassem os testes de PPD ou UVA in vitro, além do comprimento de crítico acima de 370 nm", completa ainda Portilho no texto.

E aqui no Brasil?

Aqui no Brasil o protetor solar demorou um pouquinho mais para desembarcar. O primeiro protetor solar introduzido no mercado brasileiro foi o Sundown (Johnson &Johnson), ainda nas versões FPS 4, 8 e 15.

Recomendações atuais

Sempre bom relembrar as recomendações atuais para aplicação de protetor solar, né? Ele deve ser aplicado diariamente, mesmo em dias nublados ou dentro de casa.

+ Como passar protetor solar corretamente e reaplicar durante o dia

A quantidade certa de protetor solar varia de 1g a 1,5g - ou dois miligramas por centímetro quadrado. Ou seja, uma colher de chá. Se uma colher de chá lhe parece muito protetor solar, Dra. Monalisa Nunes dá a dica sem arriscar a proteção da pele, seguindo as diretrizes da Sociedade Brasileira de Dermatologia: aplicar duas camadas.

Os dermatologistas indicam FPS 30 como mínimo. Não esqueça de reaplicar de 2h em 2h. Mergulhou? Reaplique logo em seguida.

Família Sallve

Aqui na Sallve temos 5 integrantes incríveis na família de proteção solar. O primogênito é o nosso Protetor Solar Facial FPS 60, que tem acabamento hidratante e é invisível na pele. É uma fórmula única, que oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB, também protege contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

A família ainda conta com o Antioxidante Hidratante FPS 30. Com vitamina E e carnosina, tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. É não-comedogênico e sem álcool, deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Com todos os benefícios e efeitos do Antioxidante Hidratante, nossa fórmula reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB, se tornando a opção mais eficaz e prática para cuidar bem da pele. Desenvolvido para rosto, região abaixo dos olhos e pescoço, ele combina o poder do Ácido Hialurônico a 6 antioxidantes preciosos: Nano Vitamina C a 10%, Vitamina E, ResveratrolNiacinamidaCafeína e Carnosina.

E tem mais! Pensado para peles oleosas, nosso Protetor Solar Toque Seco tem alta proteção UVA/UVB e acabamento mate. Oferece uma multi defesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição.

Com carnosina, tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Enquanto isso, a niacinamida contribui para ajudar no controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho da pele sem ressecar. é compatível com maquiagem, não esfarela, não arde os olhos e disfarça a aparência de poros.

Ainda na linha facial, temos nosso Protetor Solar Com Cor FPS 60. Com 10 opções de cores, além de oferecer uma multidefesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição, proporciona uniformidade ao tom da pele.

Com carnosina, tem ação antioxidante e ajuda a preservar o colágeno da pele. enquanto isso, a niacinamida contribui para o controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho sem ressecar. Tem cobertura leve, é compatível com maquiagem, não esfarela, não escorre e não arde os olhos.

Graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele. A loção cremosa também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele.

Por fim, nosso Protetor Solar Corporal FPS 50 é um protetor que dá vontade de passar no corpo, com uma textura deliciosa que, além de proteger, vai deixar sua pele macia e iluminada, mas não pegajosa.

Com alta proteção FPS 50 UVA/UVB PA++++, é resistente à água, suor e areia. Além de proteger da radiação solar, hidrata a pele graças à manteiga de karité e ao óleo de semente de uva presentes na fórmula. Tem textura leve e toque seco, garantindo conforto na pele sem deixar resíduos esbranquiçados. É hipoalergênico e testado em peles sensíveis.

Artigos e referências usados para este texto

History of sunscreen

History of sunscreen: An updated view

A brief illustrated history on sunscreens and sun protection

A História do Protetor Solar

Voltar para o blog