Protetor solar para pele com acne: por que é tão importante e como escolher

Sabemos que quem tem acne tem receios com protetor solar, mas calma que viemos aqui explicar tudo sobre a importância dessa relação!

Se você tem acne, já deve ter tido dúvidas sobre proteção solar ou até medo de passar o protetor solar e ele aumentar a quantidade de espinhas no seu rosto. Mas o que já temos que adiantar aqui é que a proteção solar é parte importantíssima da rotina de cuidados e do tratamento para acne.

protetor solar acne

Todos as peles precisam de proteção. Deixar de protegê-la, principalmente falando de radiação UV, impacta diretamente na sua saúde, no envelhecimento precoce, no aparecimento de manchas, entre vários outros fatores.

+ 8 mitos sobre a acne desvendados para aprender a tratar

 "O protetor solar é essencial para prevenção do câncer de pele e envelhecimento precoce, tratar várias doenças de pele como melasma, acne ou rosácea e também para manter a pele saudável, uma vez que a radiação solar causa diversos danos à nossa pele", já nos alertou a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

Só isso já seria suficiente para todo mundo usar protetor solar, né? Mas para quem tem acne isso é ainda mais essencial e a gente te explica os motivos aqui.

Acne: por que é importante usar protetor solar?

Pra começar, o protetor solar vai proteger sua pele da radiação solar e, em alguns casos - olá, Protetor Solar FPS 60 e Antioxidante Hidratante FPS 30 -, também dos danos da luz azul, visível infravermelho e poluição. Tudo isso ajuda a evita o surgimento de manchas e cicatrizes, por exemplo, um ponto comum de quem tem acne. Mas não é só isso, não. A Dra. Monalisa Nunes:

+ As principais causas das espinhas, explicadas por uma dermatologista

"É muito importante quem tem acne usar o protetor solar por dois motivos principais. Primeiro, o sol estimula a glândula sebácea, então, ele diretamente piora a acne. Segundo, por causa das manchas e da inflamação. O sol aumenta a inflamação, aumenta a produção sebácea e também a produção sudorípara, além de piorar as manchas."

Dra. Monalisa Nunes

Mas o sol não ajuda a secar as espinhas?

Quem é que já sofreu com acne e nunca ouviu que umas boas horas debaixo do sol secaria todas as espinhas? Pois bem, é mito e é um dos mais danosos.

+ Por que é tão importante proteger a pele?

Dra. Monalisa adverte mais uma vez: "Pegar sol não 'seca' a acne. Pelo contrário, o sol estimula ainda mais a produção das glândulas sebáceas, piora a inflamação e aumenta a intensidade e frequência das manchas", ela explica, completando que a radiação solar por si só já causa inflamação na pele, pela própria queimadura.

Acne solar

Além de tudo, se expor ao sol por longas horas pode trazer uma outra consequência: a acne solar, uma reação que pode aparecer no rosto, pescoço, ombros, tórax e costas alguns dias após a exposição intensiva ao sol.

+ Acne da mulher adulta: quais são as causas e como tratar

Ainda segundo a SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia - também pode ser causada pela sudorese e uso de filtro solar comedogênico. Por isso, atenção na hora de escolher seu filtro solar.

O dermatologista Dr. Jardis Volpe faz questão de apontar, porém, que um protetor solar comedogênico pode causar acne solar, mas a falta de um protetor solar também pode ser um ponto para desencadear o quadro: “A exposição solar sem fotoproteção resseca bastante a pele, mas logo depois vem o efeito rebote, resultando na produção de sebo em excesso como tentativa de repor sua hidratação”. 

+ Chocolate dá espinha? Dermatologista esclarece a dúvida de quem tem acne

O dermatologista adverte também que “além da proteção solar, é importante tomar uma ducha de água doce e hidratar a pele após sair da praia ou da piscina”. Isso porque que tanto a água salgada do mar como a água com cloro da piscina também ressecam a pele, e depois podem causar esse mesmo efeito rebote, causando piora nos quadros de oleosidade e intensificando a possibilidade de acne solar.

Uso de ácidos, acne e proteção solar

E tem mais um fator também. Muitas vezes quem faz tratamento para acne usa ácidos em sua rotina. Aí a proteção solar se faz essencial. Tanto quando falamos do uso de ácidos em consultório, quanto o uso de ácidos presentes em cosméticos.

+ Protetor solar é ainda mais indispensável quando usamos ácidos na pele

Quando nós utilizamos ácidos na nossa pele, o uso de protetores solares se torna ainda mais indispensável porque nossa pele fica mais fina, por conta do efeito da esfoliação química destes ativos na pele, que diminuem a espessura da camada córnea. Além disso, quando utilizamos ácidos, podem acontecer leves e discretas irritações. Se não estivermos usando protetor solar, corremos o risco de manchar a pele.

Além disso, alguns ácidos são fotossensibilizantes - o que significa que o contato do produto com o sol pode gerar uma reação que pode causar queimadura, alergia ou irritação. Ou seja, com o uso dos ácidos, nossa pele fica realmente mais sensível e mais suscetível a alguns danos da radiação ultravioleta, podendo agravar quadros que você já tem.

Qual o melhor protetor solar para pele acneica?

A Dra. Monalisa Nunes explica que a escolha do protetor solar deve ser de acordo com o seu tipo de pele, afinal, a acne não é uma exclusividade da pele oleosa. “Vai depender se é uma pele acneica seca, sensível ou oleosa. Vai depender muito do tipo de pele”, diz.

+ Quais são os tipos de filtro solar e como eles funcionam?

A dica principal é buscar produtos que se encaixem no seu tipo de pele e que sejam não comedogênicos, não acnegênicos e não oleosos.

Protetor solar dá acne?

Algumas pessoas costumam atribuir o uso de cosméticos, como protetor solar como um fato de piora para a acne adulta. Mas a Dra. Monalisa faz uma ponderação:

"Alguns protetores solares que são muito oleosos podem dar acne ou piorar a acne. Mas é algo que praticamente já não se faz mais, a maioria dos protetores são oil-free. É mais um mito hoje em dia. O protetor solar em si não dá acne, mesmo os mais hidratantes", afirma.

Proteção solar na Sallve

Nosso Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB. Desenvolvido para o rosto, região dos olhos e pescoço, ele combina o ácido hialurônico a seis antioxidantes preciosos - a nano Vitamina C a 10%vitamina Eresveratrolniacinamidacafeína e carnosina - e, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB é uma loção cremosa que também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele, prevenindo e reduzindo a aparência de linhas finas e sinais do tempo. Ele também protege a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição e proteção solar FPS 30 UVA/UVB PA+++.

acne protetor solar

Já o Protetor Solar da Sallve FPS 60 protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB (com PPD 25,5), ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Linha Antiacne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois trouxemos uma rotina completa de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne. Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.

+ Como a Linha Antiacne controla e amolece cravos

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

+ Sérum Antiacne x Óleo Antiacne: quais são as diferenças?

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele.

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

linha antiacne

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para efeito de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Lembrando sempre: consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele, combinado? ;)

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!