Protetor solar para pele oleosa e acneica: como escolher

Protetor solar para pele oleosa e acneica: como escolher

Sabemos que quem tem acne tem receios com protetor solar, mas calma que viemos aqui explicar tudo sobre a importância dessa relação!

Se você tem pele oleosa e/ou acne, já deve ter tido dúvidas sobre proteção solar ou até medo de passar o protetor solar e ele aumentar a oleosidade ou a quantidade de espinhas no seu rosto. Mas o que já temos que adiantar aqui é que a proteção solar é parte importantíssima da rotina de cuidados e do tratamento para acne.

Todos as peles precisam de proteção. Deixar de protegê-la, principalmente falando de radiação UV, impacta diretamente na sua saúde, no envelhecimento precoce, no aparecimento de manchas, entre vários outros fatores.

+ 8 mitos sobre a acne desvendados para aprender a tratar

O protetor solar é essencial para prevenção do câncer de pele e envelhecimento precoce, tratar várias doenças de pele como melasma, acne ou rosácea e também para manter a pele saudável, uma vez que a radiação solar causa diversos danos à nossa pele.

Só isso já seria suficiente para todo mundo usar protetor solar, né? Mas para quem tem acne isso é ainda mais essencial e a gente te explica os motivos aqui.

Acne: por que é importante usar protetor solar?

Pra começar, o protetor solar vai proteger sua pele da radiação solar e, em alguns casos - olá, Protetor Solar FPS 60 e Antioxidante Hidratante FPS 30 -, também dos danos da luz azul, visível infravermelho e poluição. Tudo isso ajuda a evita o surgimento de manchas e cicatrizes, por exemplo, um ponto comum de quem tem acne. Mas não é só isso, não. A Dra. Monalisa Nunes:

+ As principais causas das espinhas, explicadas por uma dermatologista

"É muito importante quem tem acne usar o protetor solar por dois motivos principais. Primeiro, o sol estimula a glândula sebácea, então, ele diretamente piora a acne. Segundo, por causa das manchas e da inflamação. O sol aumenta a inflamação, aumenta a produção sebácea e também a produção sudorípara, além de piorar as manchas."

Dra. Monalisa Nunes, dermatologista

A Dra. Cintia Guedes, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), faz coro: "Quem tem acne tem mais chance de manchar a pele, mesmo sem cutucar as lesões. A própria espinha, causa uma inflamação na pele, que pode resultar em uma mancha escura. Além disso, usamos ácidos noturnos para o tratamento da acne que sensibilizam a pele. Uma pele mais sensível tende a manchar com mais facilidade. Por isso a recomendação do uso do protetor solar diariamente com reaplicações periódicas."

Mas o sol não ajuda a secar as espinhas?

Quem é que já sofreu com acne e nunca ouviu que umas boas horas debaixo do sol secaria todas as espinhas? Pois bem, é mito e é um dos mais danosos.

+ Por que é tão importante proteger a pele?

Dra. Monalisa adverte mais uma vez: "Pegar sol não 'seca' a acne. Pelo contrário, o sol estimula ainda mais a produção das glândulas sebáceas, piora a inflamação e aumenta a intensidade e frequência das manchas", ela explica, completando que a radiação solar por si só já causa inflamação na pele, pela própria queimadura.

Acne solar

Além de tudo, se expor ao sol por longas horas pode trazer uma outra consequência: a acne solar, uma reação que pode aparecer no rosto, pescoço, ombros, tórax e costas alguns dias após a exposição intensiva ao sol.

+ Acne da mulher adulta: quais são as causas e como tratar

Ainda segundo a SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia - também pode ser causada pela sudorese e uso de filtro solar comedogênico. Por isso, atenção na hora de escolher seu filtro solar.

O dermatologista Dr. Jardis Volpe faz questão de apontar, porém, que um protetor solar comedogênico pode causar acne solar, mas a falta de um protetor solar também pode ser um ponto para desencadear o quadro: “A exposição solar sem fotoproteção resseca bastante a pele, mas logo depois vem o efeito rebote, resultando na produção de sebo em excesso como tentativa de repor sua hidratação”. 

+ Chocolate dá espinha? Dermatologista esclarece a dúvida de quem tem acne

O dermatologista adverte também que “além da proteção solar, é importante tomar uma ducha de água doce e hidratar a pele após sair da praia ou da piscina”. Isso porque que tanto a água salgada do mar como a água com cloro da piscina também ressecam a pele, e depois podem causar esse mesmo efeito rebote, causando piora nos quadros de oleosidade e intensificando a possibilidade de acne solar.

Uso de ácidos, acne e proteção solar

E tem mais um fator também. Muitas vezes quem faz tratamento para acne usa ácidos em sua rotina. Aí a proteção solar se faz essencial. Tanto quando falamos do uso de ácidos em consultório, quanto o uso de ácidos presentes em cosméticos.

+ Protetor solar é ainda mais indispensável quando usamos ácidos na pele

Quando nós utilizamos ácidos na nossa pele, o uso de protetores solares se torna ainda mais indispensável porque nossa pele fica mais fina, por conta do efeito da esfoliação química destes ativos na pele, que diminuem a espessura da camada córnea. Além disso, quando utilizamos ácidos, podem acontecer leves e discretas irritações. Se não estivermos usando protetor solar, corremos o risco de manchar a pele.

Além disso, alguns ácidos são fotossensibilizantes - o que significa que o contato do produto com o sol pode gerar uma reação que pode causar queimadura, alergia ou irritação. Ou seja, com o uso dos ácidos, nossa pele fica realmente mais sensível e mais suscetível a alguns danos da radiação ultravioleta, podendo agravar quadros que você já tem.

Como escolher um protetor para pele oleosa?

Quem tem pele oleosa, geralmente, não gosta da sensação de pele úmida ou "melecada". "Protetores com toque seco são bem-vindos. Existem diversas opções no mercado em creme, loção e até stick. Alguns protetores para pele oleosa são matificantes, ajudam no controle do brilho da pele ao longo do dia", afirma Dra. Cintia Guedes, dermatologista.

Ter controle de oleosidade realmente é interessante? A médica garante que sim e que pode ajudar inclusive quem tem acne. "Se o protetor solar tem controle de oleosidade, a pele fica mais seca, o que pode ajudar no tratamento."

Qual o melhor protetor solar para pele acneica?

A Dra. Monalisa Nunes explica que a escolha do protetor solar deve ser de acordo com o seu tipo de pele, afinal, a acne não é uma exclusividade da pele oleosa. “Vai depender se é uma pele acneica seca, sensível ou oleosa. Vai depender muito do tipo de pele”, diz.

+ Quais são os tipos de filtro solar e como eles funcionam?

A dica principal é buscar produtos que se encaixem no seu tipo de pele e que sejam não comedogênicos, não acnegênicos e não oleosos.

Protetor solar dá acne?

Algumas pessoas costumam atribuir o uso de cosméticos, como protetor solar como um fato de piora para a acne adulta. Mas a Dra. Monalisa faz uma ponderação:

"Alguns protetores solares que são muito oleosos podem dar acne ou piorar a acne. Mas é algo que praticamente já não se faz mais, a maioria dos protetores são oil-free. É mais um mito hoje em dia. O protetor solar em si não dá acne, mesmo os mais hidratantes", afirma.

Proteção solar na Sallve

Pensado para peles oleosas, nosso Protetor Solar Toque Seco tem alta proteção UVA/UVB e acabamento mate. Oferece uma multi defesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição. Com carnosina, tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Enquanto isso, a niacinamida contribui para ajudar no controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho da pele sem ressecar. é compatível com maquiagem, não esfarela, não arde os olhos e disfarça a aparência de poros.

Nosso Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB. Desenvolvido para o rosto, região dos olhos e pescoço, ele combina o ácido hialurônico a seis antioxidantes preciosos - a nano Vitamina C a 10%vitamina Eresveratrolniacinamidacafeína e carnosina - e, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB é uma loção cremosa que também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele, prevenindo e reduzindo a aparência de linhas finas e sinais do tempo. Ele também protege a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição e proteção solar FPS 30 UVA/UVB PA+++.

Enquanto isso, o Protetor Solar Com Cor traz todos os benefícios do nosso Protetor Toque Seco, mas proporcionando uma cobertura leve, que uniformiza o tom da pele.

Com 10 opções de cores, além de oferecer uma multidefesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição, proporciona uniformidade ao tom da pele. com carnosina, tem ação antioxidante e ajuda a preservar o colágeno da pele. Enquanto isso, a niacinamida contribui para o controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho sem ressecar. é compatível com maquiagem, não esfarela, não escorre e não arde os olhos.

Linha Antiacne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois trouxemos uma rotina completa de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne. Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.

+ Como a Linha Antiacne controla e amolece cravos

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

+ Sérum Antiacne x Óleo Antiacne: quais são as diferenças?

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele.

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

linha antiacne

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para efeito de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Lembrando sempre: consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele, combinado? ;)

Voltar para o blog