Skin cycling: o que é, quais os benefícios e como fazer

Skin cycling: o que é, quais os benefícios e como fazer

O método criado pela Dra. Whitney Bowe faz o maior sucesso nas redes sociais e pode trazer benefícios incríveis para a pele

Se você der um pulinho no TikTok vai ver que o termo "skin cycling" já acumula mais de 3.5 bilhões de visualizações. Um sucesso e também uma forma diferente de cuidar da pele, em que menos é mais, rotina e consistência são importantes, além do principal: há respeito ao tempo de recuperação da pele.

skin cycling

O que é Skin Cycling?

Essa rotina de cuidados com a pele tem popularidade atribuída à Dra. Whitney Bowe, dermatologista norte-americana que se diz criadora da rotina. Ela propõe que você tenha dias de recuperação para que sua pele possa se recuperar de certos ativos e, assim, evitar possíveis irritações e inflamações.

+ Pele irritada: dermatologista dá dicas de como acalmar e tratar

"É uma rotina que faz sentido, pois respeita a nossa pele. Ela se baseia em duas noites aplicar ativos mais irritativos e nas duas noites seguintes aplicar ativos que recuperem a barreira cutânea. Essa é uma maneira de usar produtos muito comum no meio dermatológico. A orientação de alternância entre produtos mais irritativos e produtos que recuperam a barreira nos permite usar ativos importantes de uma maneira mais tolerável e segura para os pacientes, com menos reações de sensibilização da pele", afirma a Dra Fernanda Porphirio, dermatologista da Clínica Vanité.

A Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), também confirma que a rotina é "bacana e faz sentido". "Apesar de ter ganhado popularidade recentemente no TikTok, essa é uma prática recomendada por dermatologistas faz muito tempo, por ser realmente benéfica para a saúde e beleza do tecido cutâneo", afirma.

Como funciona o skin cycling?

Para quem vai começar no skin cycling, são quatro noites de cuidados específicos e com uma rotina simples. Você vai precisar de: limpador facial, hidratante, esfoliante químico e retinol. O ciclo funciona assim:

Noite 1: Esfoliação

A primeira noite é a de esfoliação e ela deve ser química. A Dra.Whitney Bowe explica em vídeos que esfoliantes químicos são mais efetivos para essa rotina e mais gentis com a barreira cutânea. Aqui o passo a passo:

  1. Limpe a pele com limpador facial gentil.
  2. Seque a pele.
  3. Faça uma esfoliação química
  4. Aplique um hidratante.

"A esfoliação remove células mortas da superfície da pele, o excesso de sebo do interior dos poros e a camada superficial do tecido cutâneo, assim estimula a renovação celular, tornando a textura da pele mais homogênea. Além disso, a esfoliação ainda potencializa a capacidade de absorção dos cosméticos pela pele, aumentando a penetração e eficácia dos ativos", explica a Dra. Paola.

Noite 2: Retinol

A segunda noite é a do retinol. E aqui é importante passar um dica para quem é novo no retinol: antes de aplicar o ativo, a orientação da Dra. Bowe é passar um hidratante embaixo dos olhos, nos cantinhos do nariz, na região conhecida como "linhas de marionete” e no pescoço. O hidratante vai fazer uma espécie de barreira e evitar que essas regiões, que são mais sensíveis, de ficarem ressecadas e irritadas.

  1. Limpe a pele com limpador facial gentil.
  2. Seque a pele.
  3. Aplique o retinol.

Se sentir necessidade ou se a pele estiver ressecada, passe um hidratante por último.

Noites 3 e 4: Recuperação

A terceira e quarta noite são para recuperação da pele. Aqui o importante é hidratar a pele, principalmente com hidratantes que tenham pantenol, niacinamida, ácido hialurônico, entre outros.

  1. Limpe a pele com limpador facial gentil.
  2. Passe um hidratante.

Repetir

Depois do ciclo de 4 noites, é só começar tudo de novo.

Quais os benefícios?

A rotina de alternância entre dias com ativos (AHAs e retinol) e dias de recuperação da pele traz benefícios. "Equilibrando o uso desses ativos nós conseguimos os melhores estímulos de cada um deles sem que haja irritação na pele", explica a Dra. Fernanda Porphirio.

+ Como ter uma pele viçosa: os cuidados e dicas de dermatologistas

"Dessa maneira, o uso fica mais tolerável para os pacientes. Ácidos e retinol são ativos potencialmente irritantes. Quando alternamos esse uso com métodos de recuperação de barreira, nós damos o tempo de recuperação que a pele precisa sem ser agredida desnecessariamente. Praticamente pegamos os benefícios de cada ativo diminuindo a incidência dos efeitos colaterais/ irritativos deles", completa.

Ou seja, o skin cycling pode trazer como benefícios: ajudar a reparar a barreira da pele e reduzir a chance de irritações e inflamações.

+ Retinol e protetor solar: uma dupla inseparável e necessária!

Também podemos falar aqui especificamente dos benefícios da esfoliação química. Entre os esfoliantes químicos mais conhecidos, estão os alfa-hidroxiácidos (AHA), que tem em sua família alguns nomes conhecidos, como ácido glicólicoácido lático e o ácido mandélico. Eles agem diminuindo a adesão entre as células superficiais da pele, promovendo a renovação celular.

A esfoliação deixa a pele mais viçosa, saudável e uniformizada, mas também pode melhorar a eficácia dos produtos para cuidado com a pele, aumentando sua absorção.

+ Como começar a usar ácidos na pele

Já o retinol é um ativo atua em receptores biológicos que aceleram a renovação celular, promovendo uma melhora na textura da pele, em manchas e na acne, além de trazer viço e luminosidade. Ele também tem entre seus benefícios ser estimulador da síntese de colágeno, aumentando a firmeza e a elasticidade da pele.

Todo mundo pode fazer?

A Dra. Fernanda afirma que todas as peles podem se beneficiar com o skin cycling. Porém, é importante entender direitinho quais as necessidades da pele para que essa alternância seja feita com produtos que realmente levarão benefícios a cada tipo de pele.

+ A importância de limpar a pele do nosso rosto

A Dra. Paola Pomerantzeff complementa: "Apesar do skin cycling ser especialmente benéfico para pessoas com pele sensível – que tendem a sofrer mais com a ação de ingredientes agressivos (como os ácidos), qualquer um pode desfrutar da tendência, já que os produtos que serão utilizados a cada dia podem ser escolhidos a dedo para endereçar necessidades específicas da pele de cada pessoa. Para tirar máximo proveito dessa nova tendência, o ideal seria consultar um dermatologista, que, após uma avaliação profunda da sua pele, poderá indicar qual o ciclo ideal para suas características, podendo incluir ou não outros tipos de ativos e produtos."

Quais cuidados importantes?

A Dra. Fernanda dá a dica sobre os cuidados na hora de montar sua rotina de skin cycling: "O cuidado deve ser na escolha de cada produto. Mesmo realizando uma alternância é importante que esses produtos utilizados respeitem as necessidades de cada pele e ainda assim sejam adequados para elas. As necessidades de uma pele oleosa são diferentes de uma pele seca, portanto os produtos utilizados mesmo que de maneira alternada devem estar de acordo com as características de cada uma delas."

A pele pode realmente ficar sobrecarregada por uma rotina com muitos ativos irritativos diariamente?

Pode sim!  "Se houver o uso de ativos que não são ideais para o tipo de pele em questão e se houver uso de muitos ativos com potencial irritante. Pode haver sensibilização da pele e isso se manifesta através de vermelhidão, irritação, ressecamento e até mesmo prurido (coceira). Podendo, inclusive, contribuir para surgimento e piora de quadros de doenças dermatológicas como acne, rosácea e dermatites."

+ Alergia na pele: quais são as causas, tipos e como cuidar

Por isso, é sempre importante se atentar ao seu tipo de pele, escolher produtos que respeitem suas necessidades e equilibrar para não usar produtos com ativos com maior potencial irritativo no mesmo dia.

"Usar ativos em excesso pode acabar irritando a pele, ou causando acne, enfim, 'atrapalhando' ao invés de ajudar. Como em várias áreas da vida, menos é mais. O ideal seria sempre usar uma vitamina C e protetor solar pela manhã, e à noite, intercalar um ácido com um hidratante. Podendo ou não esfoliar a pele uma vez por semana. A limpeza da pele deve ser feita pela manhã e à noite, diariamente. Mais ativos, podem ser introduzidos, conforme a necessidade e particularidades de cada um, como excesso de oleosidade ou pele muito ressecada, presença de acne ou rosácea, etc."

E a rotina diurna? 

A criadora do skin cycling, Dra. Whitney Bowe, recomenda uma rotina básica para o período diurno:

1. Limpeza facial gentil

2. Sérum de vitamina C

3. Hidratante

4. Proteção Solar

Rotina avançada de skin cycling

Para quem já é adepto do ciclo de 4 noites, a Dra. Bowe afirma em seus vídeos no TikTok que essa rotina é flexível para você customizar e flexibilizar. Para quem quer "subir um nível" na rotina, ela sugere:

Noite 1: Esfoliação

Noite 2: Retinol

Noite 3: Recuperação

ou

Noite 1: Esfoliação

Noite 2: Retinol

Noite 3: Retinol

Noite 4: Recuperação

Skin Cycling com a Sallve

E dá para fazer skin cycling com a família Sallve? É claro que sim! Pode anotar e começar:

Noite 1

Limpador Facial

Tônico Renovador ou Máscara Super Renovadora

Hidratante Facial, Reparador ou Firmador

Noite 2

Limpador Facial

Óleo Antissinais ou Sérum Antissinais

Se você sentir necessidade, pode usar um dos nossos hidratantes para passar antes de aplicar o retinol.

Noites 3 e 4

Limpador Facial

Hidrante Facial, Reparador ou Firmador

Rotina diurna

Limpador Facial

Antioxidante Hidratante ou Óleo Antioxidante

Protetor Solar FPS 60

Você também pode usar o Antioxidante Hidratantes FPS 30 após limpar o rosto e não precisa usar o protetor solar FPS 60 em seguida. Caso você sinta necessidade, também pode acrescentar um hidratante na rotina.

Voltar para o blog