Alô, membros do grupo da pele seca, esse papo é com vocês! Muito se engana quem pensa que só quem tem pele oleosa pode ter acne. Apesar de mais raro, a pele seca também pode apresentar cravos e espinhas e isso tem uma explicação, é claro.
Pele seca e xerose cutânea
Primeiro, é bom lembrar o que determina um tipo de pele seca. Propensa à descamação e a vermelhidão, ela é caracterizada por uma produção insuficiente de sebo ou de óleo. A falta desses agentes naturais influencia na capacidade de retenção da hidratação, favorecendo uma barreira cutânea mais frágil.
+ Pele seca: características, cuidados e tudo o que você precisa saber
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a pele seca pode ser causada por fatores genéticos e hormonais (menopausa e tireoide), e não só por condições climáticas ou pela radiação ultravioleta, por exemplo.
Nesse papo sobre acne, também cabe falar sobre xerose cutânea, que é a mesma coisa que estar com a pele seca. "A xerose cutânea é um momento, uma situação da pele. Não um tipo de pele. A gente tem a pele seca, genética, em que você tem uma produção menor de fluídos, tanto de secreção sebácea como sudorípara. E tem a xerose circunstancial, que é aquela pele seca do momento", já apontou a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, por aqui.
Quem tem pele seca pode ter acne?
Sim, quem tem ou está com a pele seca pode ter acne. A acne é uma condição causada primariamente pela produção excessiva de sebo produzido pelas glândulas sebáceas. Ela ocorre quando os poros ficam entupidos por células mortas, resultando em um acúmulo desse sebo - são as espinhas e os cravos, que costumam surgir com mais frequência no rosto, pescoço, peito, costas e ombros.
+ Acne: o que é, como tratar e quando procurar um médico
"Quem tem pele seca pode ter acne, principalmente, por alterações hormonais. Isso acontece muito na acne da mulher adulta, porque é uma acne que tem um cunho hormonal e genético, que vai atuar diretamente na glândula sebácea e não necessariamente na barreira natural de hidratação da pele", explica a Dra. Monalisa.
Ela ainda completa: "Então, a pessoa pode ter a barreira de hidratação da pele mais comprometida, mais seca, mas o folículo em si foi estimulado a produzir o sebo em maior quantidade. E também por característica da própria pele seca, por aumentar a queratinização da pele, acaba fechando esses poros, dando mais cravos e pode, sim, ter acne. É menos comum, mas pode acontecer, sim."
Tem diferença nos cuidados?
É muito comum a gente falar sobre os cuidados com a acne partindo do ponto de vista de uma pele oleosa. Mas e na pele seca? Tem alguma diferença? A resposta é sim!
+ As principais causas das espinhas, explicadas por uma dermatologista
"A pele oleosa tentamos controlar a oleosidade por meio de produtos cosméticos, que são mais voltados para a função de controle de oleosidade. Já para pele seca, a gente opta por produtos para a pele sensível ou normais. E por quê? Porque a pele seca naturalmente vai ficando mais sensível. Então, tem essa mudança nos produtos. Não necessariamente no tratamento base da acne, mas nos cosméticos, nos produtos", conta a Dra. Monalisa Nunes.
A médica explica que é um desafio, porque muitas vezes os ativos usados para tratar acne costumam causar certo ressecamento da pele. "Por isso que os cosméticos para uma acne da mulher adulta, de quem tem a pele normal ou seca, a gente não costuma usar produtos que em sua maioria são voltados para acne do adolescente, que é aquela acne de uma pele eminentemente oleosa", diz.
+ As 3 etapas essenciais de uma rotina de skincare
Então, no caso de quem tem pele seca e acne, é comum o uso de produtos para pele sensível, que costumam trabalhar bem a questão da barreira natural de hidratação e vão ajudar a pele a reagir melhor, para que a pele sofra menos com os tratamentos para acne.
E o tratamento da acne na pele seca e com xerose cutânea?
Como a Dra. Mona já adiantou, o tratamento base é o mesmo e é determinado por um dermatologista. "Pode ser com ácidos, um retinóide, um antibiótico, o Roacutan", exemplifica a especialista.
O que muda no tratamento é a rotina de cuidados diários, com cosméticos, que são parte importantíssima. "Optamos por sabonetes menos secativos ou até mais hidratantes e hidratantes mais potentes, que sejam não comedogênicos, mas que hidratem mais, sejam mais consistentes. Às vezes, um tônico hidratante, enquanto na pele oleosa a gente opta por um mais adstringente. As mudanças são nos cosméticos", completa.
Linha Antiacne
E a linha Antiacne da Sallve, ela tem produtos que podem ajudar nos cuidados diários com a pele acneica, mas que também é seca? Sim, eles podem ajudar! Mas é sempre bom lembrar que é importante consultar um dermatologista para entender melhor as particularidades da sua pele acneica.
"O Tônico Antiacne faz todo sentido, por ser calmante, e o Sérum Antiacne também, por não ressecar", dá a sugestão a Dra. Monalisa, que também ressalta o Óleo Antiacne, que tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção.
Que tal conhecer melhor cada integrante da linha? Aqui te apresentamos cada um:
Limpador Antiacne
O Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido Salicílico, Melaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.
+ Limpador Antiacne x Limpador Facial: quais são as diferenças?
Tônico Antiacne
O Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.
Sua fórmula com melaleuca, centella asiática, niacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.
+ O que os produtos da Linha Antiacne fazem pelos nossos poros?
Sérum Antiacne
Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados.
O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.
+ A ação da Linha Antiacne nas cicatrizes de acne
Óleo Antiacne
O Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele.
Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.
+ Óleo Antiacne: benefícios e como usar o óleo facial no tratamento da acne
Máscara Antiacne
A Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para efeito de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.
Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol e Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.
E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?